Drenagem Linfática
Ingerir muito líquido, praticar atividades físicas, manter uma dieta balanceada, com pouco sal e evitando o açúcar refinado, são alguns dos métodos mais conhecidos e recomendados para amenizar o inchaço, que durante a gravidez, aumenta muito. Outra forma menos conhecida, mas muito eficaz é a inclusão da Drenagem Linfática durante o período da gravidez, uma técnica de massagem que auxilia na eliminação de toxinas e líquidos acumulados em excesso nos tecidos corporais.
Antes de falar dos benefícios da Drenagem Linfática na gravidez, é importante ressaltar que não são todas as mulheres grávidas que podem experimentar a massagem. A Drenagem não é recomendada para aquelas que tenham hipertensão não controlada, trombose venosa, gravidez de risco, insuficiência renal ou doenças que estejam relacionadas ao sistema linfático. Além disso, é indicada apenas a partir do terceiro mês de gestação e com o aval do obstetra! Agora vamos às principais dúvidas e informações sobre a Drenagem?
Benefícios para grávidas, na prática:
Durante a gravidez, geralmente a mulher sente muito cansaço e até dores nas pernas, pés e desconforto nos tornozelos, dificultando a rotina. Os benefícios da Drenagem Linfática na gravidez são muitos, mas falaremos aqui dos principais:
-
Melhora da nutrição das células e dos tecidos;
-
Bom relaxamento de todo o corpo;
-
Melhora da circulação sanguínea;
-
Diminuição do inchaço nas pernas e pés;
-
Diminuição do risco de desenvolver varizes;
Com a Drenagem Linfática a grávida consegue ter uma gestação com mais qualidade e até no pós-parto, a técnica poderá auxiliar muito na eliminação do excesso de líquidos do organismo e ajudar a melhorar sua defesa.
Quem é mamãe sabe que em determinado momento da gestação, pode ser incômodo ficar de bruços e por isso a drenagem na parte posterior é feita com a paciente de lado. Na Champi, temos um diferencia! Contamos com uma almofada própria para gestantes com formato anatômico, onde é possível encaixar a barriga e se manter de forma confortável na posição que mais lhe agradar.
Para todos estes benefícios, recomenda-se pelo menos uma sessão por semana durante a gravidez e no pós-parto, tanto para quem fez parto normal quanto cesárea.
O bebê corre algum risco com a Drenagem Linfática?
Não! A Drenagem Linfática ativa apenas o sistema linfático e venoso, a região em que o bebê se encontra não é massageada.
Habitualmente, há duas posições na drenagem linfática para gestantes: de barriga para cima ou deitada de lado. Essas são as mais comuns! No entanto, na Champi, o conforto para o bebê e para a mamãe está garantido com o uso da almofada própria para gestantes, possibilitando também que a massagem seja feita com a gestante de bruços. Converse com a massoterapeuta e escolha a forma mais confortável para você e seu bebê.
Após o parto, quanto tempo deve-se esperar para realizar a Drenagem Linfática?
É importante conversar com o obstetra! Cada mulher é única e tem o seu tempo de recuperação. Geralmente, a Drenagem é liberada logo após o parto, mas depende de cada caso.
Agora que você já conhece todos os benefícios da Drenagem Linfática na gravidez, chegou a hora de marcar a sua sessão e ver os resultados em seu próprio corpo, durante e após a gravidez.